CURSO EFA - Técnico de Informação e Manutenção de Sistemas Informáticos

1. Introdução

O Sector dos Serviços de informação e comunicação caracteriza-se por uma elevada complexidade devido, em primeiro lugar, à diversidade de actividades que lhe são referenciadas, designadamente quanto à tipicidade produtiva, à utilização tecnológica e à segmentação de mercado. Embora diversificados, a maioria dos serviços deste sector partilha uma finalidade comum: a gestão da informação em suportes comunicacionais diferenciados.

A complexidade na delimitação deste sector surge também associada à polissemia e amplitude de conceitos como informação, comunicação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). São expressões universalmente utilizadas nos amis diferentes contextos, mas revelam não ter um entendimento comum.

Este sector vive, todavia, uma mudança acelerada e multidireccional que, estamos em crer, levará a uma mais nitida delimitação do sector, bem como uma clarificação do seu papel nas economias nacional, europeia e internacional.

As Tecnologias de Informação e Comunicação promovem a transformação de áreas profissionais mias tradicionais. A difusão das novas tecnologias a todosos sectores de actividade implusiona mudança e renovação nas organizações, mercados, produtos e serviços, constituindo-se também como geradoras de novos campos de actuação e serviços.

Este sector é desagregado em dois domínios sectorais de referência: o domínio das Telecomunicações, que integra as actividades relacionadas com a criação de infra-estruturas, e, inclui, designadamente, a concepção, montagem, instalação, configuração e gestão e manutenção de redes de telecomunicações; e o domínio dos Sistemas de Informação que, por seu çado, compreende as actividades de gestão, produção e processamento de bases de dados, envolvendo, ainda, o desenvolvimento de aplicações informáticas associadas ao processamento dessa informação, assim como as actividades de consultoria conexas à sua implementação e utilização.


Dado o elevado grau de complexidade do know-how associado ao sector, é conferida uma enorme importância ao factor humano nas estratégias de gestão de recursos humanos destas empresas, bem como uma elevada exigência de qualificação compatível com os avamçados meios tecnológicos. A oferta de recursos humanos qualificados revela-se, ainda, insuficiente sendo, por isso, extremamente valorizada a formação inicial e contínua na área.


De uma forma genérica, exigem-se competências diversas traduzidas, por um lado, nas capacidades de análise, concepção, observação, pensamento lógico, conceptualização e comunicação, e nas capacidades sociais, de trabalho em equipa e de orientação para o cliente, e, por outro lado, em conhecimentos científicos e técnicos sólidos em áreas como a matemática, a física, a electrónica ou a informática.

2. Perfil de saída

Descrição Geral

O/A Técnico de Informática - Sistemas é o/a profissional que, de forma autónoma e no limite das competências que lhe são atribuídas, executa a gestão de um aprque informático, a instalação e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos e aplicaçãoes informáticas, configura e opera aplicações de escritório e bases de dados, desenvolve programação, instala e gere servidores web, bem como procede à formatação de páginas em hipertexto para a Intranet /Internet.

Actividades Principais

  • Instalar e proceder á manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos e utilitários.
  • Configurar e operar aplicações informáticas de escritório e proceder à gestão de bases de dados.
  • Desenvolver programação para web, proceder á instalação e manutenção de servidores web e à formatação de páginas em hipertexto para a Intranet/Internet.